terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Morro Azul



Nos relatos anteriores, tentei fazer com que os leitores, através da imaginação, conseguissem visualizar as belezas da Velha Igaratá.

Fiz uma descrição do Poço do Ouro, do Piquirá, como também da própria cidade antiga que carinhosamente chamávamos de “Vila”.

Mas nem tudo está naufragado.

Além da majestosa Represa do Jaguari, temos um local ainda não explorado, que além da sua beleza natural, é um ótimo ponto turístico, que o nome mais apropriado seria “Mirante de Igaratá”.

Estou falando do Morro Azul!

A distancia entre a sede do município e o Morro Azul é de aproximadamente uns oito quilômetros.

Não temos oficialmente a sua altitude, mas já que a sede do município está há 773,00 metros acima do nível do mar, e o Morro Azul sendo bem mais alto, acreditamos que sua altitude deve estar em torno de 900,00 metros.

É um local que merece ser conhecido, principalmente ao entardecer.

De lá, você poderá a olho nu, enxergar nitidamente, além de grande parte da Represa do Jaguari, as cidades de São José dos Campos, Jacareí e Igaratá.

Isso não quer dizer que, mesmo durante o dia você não poderá apreciar este espetáculo, mas é que ao entardecer, as cidades, todas iluminadas, tornam o espetáculo bem mais emocionante.

Se houver lua cheia, ai então a vista que se tem principalmente da Represa do Jaguari, é deveras fascinante.

Não sei por que, talvez por falta de divulgação, o Morro Azul até hoje não foi explorado economicamente.

Acredito que grandes empreendedores poderiam se beneficiar com a instalação de uma plataforma de Asa Delta, Teleféricos, Restaurantes ou Lanchonetes, o que também seria de grande importância para a economia do município, sem falar na tão importante oferta de mão de obra.

Acredito que qualquer que fosse o investimento, é mais do que certo o retorno do investimento em médio prazo.

Pois é caros leitores, pena que muitas belezas naturais, incluindo a Velha Igaratá se não tivessem sido submersas, indiscutivelmente seriam tombadas como Patrimônio Cultural.

Mas o que fazer, se as necessidades do ser humano falam mais alto?

Por sorte, alguma coisa ainda nos resta e jamais as necessidades ou a ganância dos homens nos tomarão!

Só mesmo um novo “Dilúvio”, se é que de fato ocorreu, poderá submergir o Morro Azul.

Mas enquanto isso não se consumar, você, caro leitor amigo, ainda poderá desfrutar dessa beleza natural que se encontra bem pertinho da nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário