terça-feira, 15 de dezembro de 2009

ORIGEM DO MUNICÍPIO DE IGARATÁ

O Município de Igaratá originou-se da antiga Capela de Nossa Senhora do Patrocínio em território de Santa Isabel.

Elevado à Freguesia com o mesmo nome em 1864 e, incorporado ao Município de São José do Paraitinga, ficou pertencendo ao termo de Jacareí e São José.

Elevado a Vila com o mesmo nome em 1873, continuou pertencendo ao termo de Jacareí e São José.

Passou a pertencer a Comarca de Santa Isabel pela Lei nº 80 de 25 de agosto de 1892.
A Lei nº 1.042 de 22 de dezembro de 1906, mudou o nome de Patrocínio de Santa Isabel para Igaratá.

O nome Igaratá é originário da Língua Tupi/Guarani, que significa “CANOA ALTA” (IGARA-TÁ).

Reconduzido a condição de Distrito de Paz pelo Decreto nº 6.448 de 21 de maio de 1934, foi anexado ao Município de Santa Isabel.

O Município foi restabelecido pela Lei nº 2.456 de 30 de dezembro de 1953, publicada no Diário Oficial do Estado em 1º de janeiro de 1954.

Com a construção da barragem, no dia 5 de dezembro de 1969 as comportas foram baixadas, iniciando o represamento do Rio Jaguari e a formação do reservatório com o mesmo nome.

Esta foi a data imposta pela CESP para a desocupação das áreas a serem inundadas, inclusive a sede antiga do Município, carinhosamente chamada de “Vila”.

Através da Lei nº 317 de 14 de dezembro de 1971, na gestão do então Prefeito José Pinto da Cunha, foi instituída a data de 5 de dezembro de 1969, a data de fundação da nova cidade.

A Lei nº 355 de 6 de novembro de 1973, na gestão do Prefeito José Afonso Barbosa, revogou em todos os termos a Lei nº 317/73.

Conforme pesquisas, tomou-se conhecimento de que cada Município somente poderia instituir quatro feriados e estes já estavam definidos por outras leis.
Este foi o motivo alegado para a revogação da Lei 355/71.

Posição geográfica:

A posição geográfica desta cidade está localizada da seguinte forma:
Longitude: 46º 09’ 19”;
Latitude : 23º 12’ 24”.
Altitude: Pátio da Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio: 773,00 m acima do nível do mar.

Área do Município de Igaratá: 301 Km2.
Limites:

Igaratá limita-se com São José dos Campos, Jacareí, Santa Isabel, Nazaré Paulista Piracaia e Joanòpolis. ( o limite com o município de Joanópolis é de apenas 100 metros de extensão).

Feriados Municipais:
Fixos:
30 de dezembro – Comemoração da Emancipação Política Administrativa do Município;
05 de dezembro – Comemoração da Fundação da Nova sede do município.

Móveis:
Corpus Christi;
Sexta-Feira Sanra.
Cabe também lembrar que no dia 26 de novembro de 2004, a Lei nº 1.191 instituiu novamente a data de 5 de dezembro como a data de fundação da nova sede do município, revogando a lei que instituía a data de 13 de julho em comemoração a Nossa Senhora do Patrocínio. ( as festas em homenagem à padroeira são realizadas tradicionalmente no mês de novembro).

Caros leitores.
Aí vocês tiveram um breve relato da origem do Município de Igaratá como também sobre alguns dados importantes.

As pessoas que não foram nascidas neste Município, de alguma forma tomaram conhecimento da existência deste pedacinho do céu e para cá vieram para ajudar no crescimento e na prosperidade desta comunidade.

Eu também sou uma dessas pessoas e, a partir de agora, vou narrar como cheguei na “Velha Igaratá” e sobre tudo que pude guardar na memória durante os 60 anos dedicados ao Município de Igaratá.
Vamos viajar ao passado!
Retorne à LEMBRANÇAS 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário