quinta-feira, 27 de maio de 2010

AS GRANDES POTÊNCIAS

Gostaria de comentar o seguinte assunto:
Conforme declaração do Embaixador Celso Amorim, e confirmado pelo Presidente Lula, o acordo celebrado entre o Brasil e a Turquia com o Irã, é o mesmo que as “grandes potências” (EUA, INGLATERRA, FRANÇA, ALEMANHA, CHINA, RUSSIA etc., tentaram por longos anos não tendo obtido efeito positivo algum.

Por que será, que agora todos se levantam criticando o mesmo acordo celebrado com a participação do BRASIL e TURQUIA e ter conseguido que o Presidente do Irã sentasse numa mesa de negociação e, através de um dialogo passivo, sem arrogância alguma por países chamados de emergentes, que na concepção das Grandes Potências tem pouca influencia no mundo globalizado ?

No problema imobiliário ocorrido nos EUA, que teve enorme repercussão e prejuízo mundial, o BRASIL foi o país como disse o Presidente Lula, que muito pouco sofreu não passando de uma simples “marolinha”.

Meus amigos:
“É livre o direito de expressão do pensamento, vedado o anonimato”. Isto está na Carta Magna.
Para mim, o que as Grandes Potências estão sentindo não passa de uma grande frustração e enorme dor de cotovelo por não terem conseguido o que os “EMERGENTES” conseguiram!

O Brasil não é só o País do carnaval e do futebol!

Temos pessoas de bom senso, com grande capacidade de pensar e resolver problemas que muitos, com a arrogância que tem, só querem resolver, como se diz na gíria. “À Ferro e Fogo”, impondo suas vontades a todo custo e quando não conseguem se desesperam.

Temos que ter um respeito mútuo! O Planeta Terra é de propriedade de todos os habitantes que nele vivem.

Será que a “Guerra do Vietnam” que grande desgraça trouxe cantada em versos e prosas, não foi suficiente? E a invasão do “Iraque” onde o ex-presidente dos Estados Unidos da America Mister George W. Bush, afirmava que Sadam Hussém possuía grande estoque de armas químicas, não tendo após ter devastado o país inteiro ter encontrado uma “agulha” si quer ?

E o atentado terrorista contra as “Torres Gêmeas” consideradas o Cérebro Econômico Mundial não foi o suficiente? A onde se encontra BIN LADEM?

E agora? Aterrorizar o mundo, criar e entrar numa guerra, devastar um país é fácil. Quero ver como sair.

Mas isso não importa! A desgraça, o inferno criado e as “despesas” da guerra maldita ficam por conta do país vencido.

Simplesmente porque um Presidente de uma “Grande Potência” ter desconfiado da existência de armas químicas estocadas nos grandes palácios de Sadam Hussem !

Será que vamos ter uma reprise do passado que só desespero e desgraça trouxe colocando o mundo em pânico?

A paz, a felicidade é um direito de todos!

O urânio não existe apenas para criação de ogivas atômicas! Para isso é preciso que seja enriquecido a 90%. O que não é o caso do Irã que pretende enriquecer somente em 9% e 20% para ser utilizado na produção de energia elétrica e na área medicinal, principalmente na cura do câncer!

Alguém pode me dizer quem foi que criou as duas primeiras bombas atômicas que devastaram as cidades de Hiroshima e Nagasaki no Continente Asiático? Foi uma necessidade? Quem sabe? Será que é isso que tanto medo está causando? Mas nem todos os povos pensam e gostam de agir dessa forma!

O BRASIL é um grande país, que sempre lutou pela pacificação mundial, administrado por um Presidente que tem 76% de aprovação do povo brasileiro, com grande influencia mundial e tem e deve ser respeitado!

Que a Organização das Nações Unidas (ONU) reflita muito bem antes de tomar uma atitude desastrosa e irreparável!
Que a Paz, a Democracia e o Diálogo predomine entre todas as Nações!

Varlei Antonio Peres – Igaratá-SP
Comentário publicado no Jornal Bom Dia em 22/05/2010 que circula em Igaratá e Santa Isabel

quinta-feira, 20 de maio de 2010